sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Curiosidade espanhola

Por Giulia Lozano

A Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental depois da França. Além do território situado entre a Andorra, França e Portugal, o território espanhol também inclui Gibraltar e Ilhas Canárias, além de duas cidades autônomas no Norte da África chamadas Melila e Ceuta. A língua oficial no país é o espanhol, mas há outras línguas com o estatuto de co-oficiais, são elas: o catalão, o galego, o basco, o aranês e o valenciano. 

Falado na região da Galícia, o galego é uma língua muito próxima do português. 

Em 1580, Portugal e Espanha passaram a ser um só país. A União Ibérica durou até 1640, quando os portugueses conseguiram a sua independência. Isso quer dizer que durante um bom tempo, todos nós fomos espanhóis. O "Dia de Reis" (6 de janeiro, feriado nacional) é mais importante que o Natal para as crianças espanholas. Há desfiles pelas cidades com os Reis Magos vistos por milhares de crianças que esperam ansiosas seus presentes (ou carvão, caso tenham se comportado mal). 

No final de fevereiro, a Espanha também tem o carnaval. Em Santa Cruz do Tenerife, a festa de carnaval segue os mesmos moldes do carnaval do Rio de Janeiro. A tradição mais polêmica de toda a cultura espanhola é a Tourada (ou Corrida de Toros, como é conhecida na Espanha).

Exemplo de poema galego:

sse non scripve assi
ni nembra ren
poilo veer podria
levar omage u prix
algur avan quantar?


(se assim não se escreve
nem lembra coisa alguma
poderia-se pois ver
a imagem passada adiante
junto ao cantar?)

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Identidade Boliviana tem a luta como marca

Por Beatriz Campos e Yasmin Spedo

A Bolívia, um dos treze países da América do Sul, possui uma população de aproximadamente 10,89 milhões de habitantes, segundo dados de 2016. O país tem duas capitais: Sucre (constitucional) e La Paz (Sede do Governo). Devido à colonização espanhola, o país possui o espanhol como idioma oficial, mas, também, adota outros idiomas como o Aimará, Guarani e Quéchua.

Sendo parte do Império Inca no século XV, o país é, hoje, multiétnico (ameríndios, asiáticos, africanos, europeus, mestiços) e, devido a essa diversidade, responsável por riqueza artística, literária, musical, culinária.

Em 2014, segundo a ONU, dentre os países da América Latina, o país com maior proporção de indígenas é a Bolívia com 62,2%. Enquanto o Brasil possui 900 mil indígenas e tem o maior número de comunidades (305), a Bolívia tem 39. No Brasil são 70 povos em risco e 13 na Bolívia.

Pensar identidade cultural e nacional da Bolívia é considerar sua luta e resistência contra a violência do domínio colonial que perdurou por mais de 200 anos, culminando na independência em 1809 e na proclamação da república em 1825, instituída por Simón Bolívar, quando o novo estado passa a ser denominada Bolívia, em uma clara homenagem a seu libertador. Como também considerar outro aspecto cultural de seu povo, aquele da formação de um modo de vida no qual estratégias de aclimatação as fortes altitudes e as baixas temperaturas são garantias de sobrevivência.
A capital do país possui importantes construções e uma arquitetura típica que mescla a herança Inca e espanhola. Os espaços culturais em La Paz, como museus, centros culturais e praças se espalham por todo centro histórico, guardam não somente aspectos históricos, econômicos e políticos, mas também preservam o patrimônio material e imaterial dos diferentes povos que compõem a formação da pluralidade da identidade nacional.



Quais elementos formam a cultura brasileira?

Já se sabe que, por diversas interpretações de sociólogos, principalmente da geração de 30, o brasileiro é caracterizado pela malandragem....