sexta-feira, 23 de março de 2018

Objetivo do projeto e desenvolvimento

Desenvolver uma série de conhecimentos amplos e aprofundados sobre temas relevantes no cotidiano do país. A ideia é que os participantes analisem problemas e coloquem o pensamento em funcionamento pela necessidade de entendê-los melhor para alcançar soluções plausíveis e possíveis de serem implementadas.

Temas sugeridos:


- modelos escolares e escola do futuro;
- vestibular e acesso à universidade;
- sistema penitenciário;
- sistema previdenciário;
- empreendedorismo;
- sistema tributário e impostos;
- sistema político eleitoral;
- sistema de saúde público;
- cultura e identidades nacionais;
- o papel do idoso nas sociedades;
- armamento e desarmamento;
- as políticas de guerra às drogas no século XXI.
- políticas de segurança pública;
- mobilidade urbana;
- conquistas e avanços dos direitos das mulheres;
- diversidade e a forma complexa que este conceito tem se desenvolvido (visão social, política, cultural, sexual, étnica);
- o que é felicidade, amor e realização para os povos;
- impactos da revolução tecnológica digital no mercado de trabalho;
- imprensa e meios de comunicação;
- infraestrutura e grandes eventos;


A ideia central é que os participantes tenham uma grande compreensão dos problemas e dos desafios do século XXI.

Mas como isso será desenvolvido?

O projeto visa incentivar a pesquisar, comparar e discutir modelos internacionais distintos de políticas públicas, gestão e/ou sistemas jurídicos, políticos, econômicos, culturais e sociais de outros países, buscando soluções e alternativas diante dos problemas encontrados aqui no Brasil.

Acho que entendi. Mas por que eu deveria participar do projeto?

O projeto é importante para desenvolver habilidades como ler, escrever, pesquisar, analisar, relacionar com base em comparações entre os modelos adotados no Brasil e em outros países, possibilitando um olhar amplo e diferenciado sobre o assunto pesquisado, colocado em uma perspectiva analítica que permita ao participante ser protagonista na construção do seu aprendizado. Assim, beneficiará todos que buscam conhecimentos, que possuam interesse e curiosidade em entender instituições e estruturas da sociedade brasileira e de outros países.

Legal! Mas como funcionará?

Os participantes serão divididos em grupos, cada um com um país específico. Reuniões de orientação e encaminhamento sobre a pesquisa serão feitas quinzenalmente com cada grupo.

Como as reuniões com os grupos serão separadas, teremos uma data de encontro geral com todos os grupos para apresentação e discussão do que foi pesquisado por meio de uma perspectiva comparativa entre modelos internacionais pesquisados e o adotado no Brasil. Ou seja, vamos pesquisar modelos internacionais e compará-los aos que temos aqui no Brasil para pensarmos possíveis soluções ou medidas que poderiam (ou não) ser adotadas no caso brasileiro.

Gostei! Como participo?

Na sexta-feira, 23/03, às 15h, convidamos a todos para um bate-papo no anfiteatro do colégio Carbonell* para que as dúvidas sobre o projeto sejam esclarecidas e iniciarmos o processo de inscrição. Chame os seus amigos para que participem com você, valerá a pena!

E quem vai tocar o projeto?

Esse projeto inovador será coordenado pelos seus queridos professores Ana Laura Diniz e Rene Araujo. 

E o projeto vai resultar no que?

Construiremos juntos este blog com tudo que julgarmos pertinente ao tema que escolhermos. A ideia do blog é unirmos a escrita, a imagem, o áudio, separados ou conjuntamente em forma de vídeos, entrevistas, documentários que nós mesmos produziremos no decorrer do aprendizado e da vivência; e/ou divulgaremos outros já produzidos como forma de ampliar a discussão e a análise. Ou seja, vamos usar a tecnologia a nosso favor para ajudar disseminar conhecimento de forma dinâmica, reflexiva e prazerosa.

---
*SERVIÇO: Colégio Carbonell  Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, 2687 — Vila Augusta — Guarulhos/SP — 07024-170.
E-mail: 
Telefone: (11) 4962-5555

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais elementos formam a cultura brasileira?

Já se sabe que, por diversas interpretações de sociólogos, principalmente da geração de 30, o brasileiro é caracterizado pela malandragem....